QUEM SOMOS

           O ArteAção é um projeto em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e com financiamemto da COSERN e do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Formado por educandos com idades entre 15 e 18 anos e uma equipe de arte-educadores, gestor e coordenador, o projeto, desde 2005, desenvolve oportunidades educativas visando o Desenvolvimento Humano de jovens da cidade.

           Em novembro de 2006 adotamos a estratégia de atuar em parceria com duas Escolas Estaduais da rede pública de ensino, O Atheneu Norte-rio-grandense e o Wiston Churchill. Essa parceria trazia consigo o desafio e o principal objetivo de impactar positivamente o desempenho escolar através do Programa Educação pela Arte, do IAS, que estimula nos jovens a percepção, a sensibilidade e a criatividade para que possam dar novas formas a si mesmos e ao mundo. 

No Educação pela Arte, gestores e educadores são preparados para construir oportunidades educativas que favoreçam o potencial de crianças e jovens em competências para ser, conviver, conhecer e fazer.

           Em 2007 o projeto ArteAção atuou na educação complementar à escola através de 4 núcleos de pesquisa: figurino, interpretação, cenografia e iluminação; um núcleo de suporte ao professor e acompanhamento dos pais e mães dos educandos. Em 2008, ampliamos a atuação do projeto, com um segundo Itinerário Formativo, para os educandos (as) que ingressaram no ano anterior, e mantivemos o formato do primeiro ano com mais um núcleo de pesquisa : vídeo arte registro. As parcerias com as Escolas da Rede Pública O Atheneu e Ulisses de Góis foram essenciais para o sucesso do projeto. Em 2009,  realizamos mais uma vez o projeto, desta vez cumprindo seu ciclo, criando o terceiro Itinerário Formativo para a Formação do Grupo de Teatro Casa da Ribeira.

           Esperamos que ao final do primeiro ano do projeto, os novos educandos, possam estar comprometidos com sua vida escolar e com sua Escola. Com sua família, e com suas escolhas de vida.

Fique ligado no nosso Blog e saiba de todas das novidades do Projeto ArteAção!

Escolas Parceiras 

 


O Colégio Estadual do Atheneu Norteriogradense foi fundado no Século XIX, em 03/02/1834, época em que o Brasil era uma Monarquia, pelo então Presidente da Província: Basílio Quaresma Torreão, que também foi o seu Primeiro Diretor-Geral. O Colégio Estadual do Atheneu Norteriogradense é, assim, a mais antiga e tradicional Instituição Escolar, fundado antes mesmo do colégio D.PedroII no Rio de Janeiro. 

Basílio Quaresma Torreão, tinha como objetivo reunir em um único prédio, as chamadas CADEIRA DA HUMANIDADE, as cinco AULAS MAIORES (Filosofia, Retórica, geometria, francês e latim), antes autônomas com sedes independentes. Essas disciplinas foram as primeiras a serem lecionadas no Atheneu e seus respectivos

Professores foram:

Padre Antònio Xavier Garcia de Almeida: 1º Vice diretor – Lecionava Filosofia;

Joaquim José de Souza Serrano: Lecionava Retórica;

Urbano Egide da Silva Costa: Lecionava Geometria;

Elias Antônio C de Albuquerque: Lecionava Francês;

Francisco Felipe da Fonseca Pinto: Lecionava Latim

Entre os conselheiros que aprovaram a criação do Atheneu estão:

Antônio da Rocha Bezerra;

Joaquim José do Rego Barros;

Luiz de Albuquerque Maranhão;

Padre Manoel Pinto de Castro;

Matias Barbosa de Sá;

Bartolomeu da Rocha Fagundes.

Origem do Nome “Atheneu”: Seu nome, escolhido pelo próprio presidente da província, foi inspirado na versão portuguesa, ATHENAION, do templo de Atenas (Deusa Minerva da sabedoria) onde se lia e ouvia os sábios (poetas e historiadores) discorrer da sapiência. Basílio pretendia que assim fosse o Atheneu: A “Casa da Sabedoria, fiel a seu destino alto e puro”.

Sedes do “Atheneu”: Hoje situado à Rua Campos Sales, S/N em petrópolis, bairro de classe media alta da cidade do Natal, conta com uma clientela de aproximadamete 3.000 alunos, pertencentes aos mais variados bairros. Porém, o Colégio Atheneu possuiu ao longo de sua história três Sedes:

1ª Situada no Quartel Militar – 1834 a 1859;

2ª Situada na Rua Junqueira Ayres – 1859 a 1954;

3ª e Definitiva na Rua Campos Sales – 11/03/54 até os dias atuais.

Sua aprovação ocorreu em dezembro de 1833 e sua instalação e funcionamento em 03 de fevereiro de 1834, tendo na vice-direção de Antonio Xavier Garcia de Almeida. Porem, o dia 1 de março foi consagrado como o “dia histórico do ATHENEU’’

Por ter sido a data de inauguração do seu prédio próprio.

Seus primeiros passos aconteceram nas dependências do Quartel Militar, que então se achavam desocupados. Na arcada e entrada do Quartel, foi colocado os seguintes dizeres: “De guerreiros assento fui outrora, hoje d’aquilo que Minerva adora”. Lá permaneceu até março de 1859, quando foi transferido para outro prédio, onde hoje funciona a Secretaria de Finanças do Município. Neste prédio funcionou até  1954, quando então passou à suas instalações definitivas, onde permanece até hoje.

O terreno da atual sede do Atheneu, comprado pelo então Interventor do Estado Dr. Mário Leopoldo Pereira da Câmara, conforme Decreto de nº 832 de 10 de maio de 1935, com 8.228 m2, pela quantia de trinta e cinco Contos de Reis, da Viuva Maria Machado, passou por um longo período de contrução. Foram 11 longos anos desde a data de sua compra até a data da inauguração de sua tão esperada sede própria, projetada por João Vitor de Holanda. Durante muito tempo, esta data foi comemorada com Jubilo. Sessão Magna, discursos e Banda de Música.

O Pioneirismo do “Atheneu”: O Colégio Atheneu tem uma história de pioneirismo. Até 1902 o seu corpo discente era formado somente por alunos do sexo masculino, mas já em janeiro de 1903, mostrando sua grande abertura as mudanças, ocorreram as primeiras matrículas de alunas mulheres. As Primeiras mulheres aprovadas nos exames de humanidades foram: Sidrônia de Carvalho, Maria Arminda Caldas, Edilbertina Figueira e Albertina Avelino. A Pioneira mulher a administrar o Atheneu foi a Professora Olindina Lima Gomes da Costa, que dirigiu o Atheneu de 1955 a 1961, no Governo de Dinarte Medeiros Mariz.

Sua Evolução: Ao longo de sua historia vem evoluindo e atualizando-se para acompanhar as exigência da modernidade. Conta hoje com dois laboratórios de informática com um total de 50 computadores para uso dos alunos, um núcleo de informática com outros 22 computadores para treinamento de professores, laboratório de física química e biologia. Sala de vídeo com tv escola e biblioteca virtual, etc.

Preocupa-se em preparar seu educando não  só para continuidade dos estudos a nível superior, como também, para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho.

*( Texto parte da pesquisa de Autoria da pesquisadora Naldemir Saraiva Dantas que tem um trabalho de 30 anos sobre a História do Atheneu).

Anúncios

2 Comentários Add your own

  • 1. RITA DE CASSIA CARVALHO  |  março 7, 2009 às 11:24 pm

    Parabéns a todos do blog arte ação, jovens de talento e determinação.
    Sucesso sempre!!!
    A Casa da Ribeiras também está de parabéns por ser este espaço num bairro tão belo como é a Ribeira

    Responder
  • 2. Lidianne, Nathália e a atriz  |  abril 12, 2009 às 11:48 pm

    Oii povo quero ver fotos novas de Adrielle ela é a maior atriz do universo ela é o máximo!!
    Bjos Whithy

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d blogueiros gostam disto: