Rumos Itaú Cultural Artes Visuais na Casa da Ribeira

outubro 21, 2009 at 2:34 pm Deixe um comentário

Durante os dias 27 a 30 de outubro de 2009 das 14 às 18h a Casa da Ribeira discute “Artes Visuais – Trilhas do Desejo”

Como contribuir para o cenário artístico cultural de sua cidade?

Como entender de forma crítica a produção recente de arte contemporânea?

Durante estes quatro dias de atividades, na Casa da Ribeira, o Programa Rumos, do Itaú Cultural Artes Visuais, promove em Natal o workshop com o objetivo de auxiliar na formação de profissionais da Arte. Serão 25 vagas. Além de Natal, o Programa já visitou mais de 17 Cidades Brasileiras

O curso enfocará a exposição de temas emblemáticos da arte atual, tanto no contexto nacional quanto internacional. A discussão poderá se estruturar a partir de aspectos percebidos na cena local que permitam links ou desdobramentos frente aos problemas contemporâneos. Se, por um lado, há o propósito de muitas vezes informar o público, na medida do possível deseja-se igualmente que tais reflexões possam ser desencadeadas a partir de referências de algum modo palpáveis e familiares.

A proposta de análise deste quadro se dará por um viés histórico e crítico, chamando-se sempre a atenção para aspectos que envolvem a condição do artista atualmente, seja no seu aspecto profissional, seja no seu lugar dentro do mundo presente.

Dinâmica de trabalho:

Realização de encontros com artistas e agentes culturais das cidades visitadas, nos quais ocorrerão, palestras e debates.

1º dia: arte aqui Conhecer e discutir a produção artística do local, lançando uma discussão acerca de sua conjuntura. A partir de um mapeamento do campo da arte da cidade (identificando artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas dentre outros), buscar compreender suas dinâmicas de desenvolvimento, localizando-o num contexto maior – o brasileiro – e discutindo, junto ao s participantes, possíveis estratégias para seu agenciamento.

2º dia: arte hoje Apresentar, com base nas discussões prévias acerca da produção artística local, interesses e questões diversas que têm permeado a atual produção em arte contemporânea, buscando paralelos entre esta e o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Este módulo tem caráter eminentemente histórico.

3º dia: arte e pensamento crítico Localizar a produção artística à luz das reflexões sobre a cultura que são mais amplamente desenvolvidas por campos diversos, como o da arte, da filosofia, comunicação, sociologia, dentre outros. A partir da bibliografia indicada, promover discussões acerca de pontos nevrálgicos da produção em arte contemporânea, visando colaborar também para o adensamento do pensamento crítico acerca da arte produzida no local .

4º dia: arte e cultura Debater acerca do lugar e das implicações da arte no contexto da cultura, fazendo ver seus meios de relação com os diversos modelos culturais presentes na atualidade. Retomando as discussões ocorridas no primeiro módulo (arte aqui), observar as forças que delineiam o campo da arte em seu nível local, nacional e global, atentando para aspectos complementares da produção em arte – dinâmicas de visibilidade, mercado, legitimaç o. A partir de tal análise crítica e da apresentação de experiências artísticas ocorridas em outros locais, coletivamente traçar possibilidades de agenciamento da produção local.

Em Natal o workshop Entre Percursos e Circuitos – “Manobras da Arte” será com o palestrante Guilherme Bueno

Workshop Percursos e Circuitos – Manobras da Arte (Arte Contemporânea, Rumos Itaú Cultural)

Palestrante: Guilherme Bueno

Local: Sala de Vídeo – Casa da Ribeira

Data: 27 a 30 de Outubro, Terça a Sexta

Horário: 14h às 18h

Vagas: 25

Inscrições:

Prazo final – 24/10/2009, sábado

Processo de seleção

a) encaminhar email contendo as seguintes informações: nome , telefone, e-mail, curriculum com referencias na área e um breve texto informando “porque quer participar do evento?”

b) após o recebimento dos e-mails com os dados dos interessados, será feita uma seleção levando em conta o pequeno número de vagas, trabalhos profissionais relacionados à área;

c) a lista dos nomes dos participantes será divulgada através do site e dos e-mails no dia 26/10/2009, segunda.

Envie seu Email para:

casadaribeiranatal@gmail.com

Outras informações: www.itaucultural.org.br ou www.casadaribeira.com.br

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

O tempo, o Homem e o gesto Resultado do “Workshop Percursos e Circuitos – Manobras da Arte”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


TOP BLOGS 2010 VOTE NO BLOG ARTEAÇÃO

TOP 2

Twitter Casa da Ribeira

NOSSA REDE

outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

PROJETO ARTEAÇÃO

O projeto ArteAção e um projeto em conjunto do Instituto Ayrton Senna, Casa da Ribeira, COSERN e fundos de Cultura com parceria com as escolas Atheneu e Ulisses de Góis. O projeto elabora com seus alunos oficinas de Interpretação, Cenografia/Figurino, Iluminação e integrando os jovens.

PARCEIROS DO PROJETO – INSTITUTO AYRTON SENNA

Em 1º de maio de 1994 o Brasil perdeu um grande brasileiro e a Fórmula 1 um dos maiores pilotos de todos os tempos. Meses depois do acidente em Ímola, a família de Ayrton Senna iniciou as primeiras providências legais para a criação do Instituto Ayrton Senna. Essa iniciativa veio ao encontro de um sonho do piloto: inconformado com a realidade do país, Ayrton já havia manifestado o desejo de realizar alguma ação concreta para ajudar crianças e jovens - principais vítimas da sociedade desigual - a desenvolverem-se integralmente. Organização não-governamental sem fins lucrativos, o Instituto Ayrton Senna, presidido por Viviane Senna, foi fundado em novembro de 1994. Desde então, sua meta principal tem sido trabalhar para criar oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens brasileiros, em cooperação com empresas, governos, prefeituras, escolas, universidade e ONGs. FONTE: INSTITUTO AYRTON SENNA

PARCEIROS DO PROJETO – COSERN

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN - tem como objetivo projetar, construir e explorar sistema de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como serviços correlatos. A Empresa vem alcançando níveis de eficiência que a situam como uma das melhores distribuidoras do País, sendo responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 100% do território do Estado do Rio Grande do Norte - 167 municípios - atendendo a mais de 800.000 clientes. FONTE:COSERN

A CASA DA RIBEIRA

Testemunha de muitos fatos, o casarão de número 52 da Rua Frei Miguelinho nasceu como uma modesta hospedaria em 1911. Os moradores mais antigos da Ribeira contam que, no primeiro andar, marinheiros, vendedores e boêmios dormiam após fecharem bares pela rua Chile e travessas. Tempos depois, o casarão foi transformado em oficina de navios, sendo posteriormente, por muito tempo, a Padaria Palmeiras, uma das principais panificadoras dos bairros da Ribeira e das Rocas. O prédio também foi uma das primeiras sedes do Armazém Pará, loja especializada no comércio de materiais de construção, tendo sido fechado e desocupado em 1988, quando permaneceu “esquecido” até ser descoberto pelos jovens do Grupo de Teatro Clowns de Shakespere, em 1997. O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare na época sonhava com um lugar onde pudesse montar e apresentar seus espetáculos e tinha ainda o sonho de oferecer aos artistas e ao público potiguar um espaço para temporadas e festivais. Uma Casa, no sentido mais acolhedor da palavra, que tivesse qualidade técnica acima das já encontradas em Natal. Ao encontrar o prédio que, há 10 anos fechado encontrava-se praticamente em ruínas, o sonho do grupo virou um projeto. Com o patrocínio da iniciativa privada, a partir das leis federal e estadual de incentivo à cultura, o grupo começou a desenhar a idéia da Casa da Ribeira, projetada pelo arquiteto Haroldo Maranhão, de maneira a preservar o valor histórico e ao mesmo tempo revelar a intervenção moderna. FONTE: CASA DA RIBEIRA

Prêmio

Prêmio Top Blogs – TOP 100 E TOP 3

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 2 outros seguidores

FALE CONOSCO

blogarteacao@gmail.com,* 2009/ 2010 ArteAção todos os direitos reservados Free Page Rank Tool

%d blogueiros gostam disto: