Buriti Filmes e Casa da Ribeira Promovem primeira Oficina itinerante de Vídeo Tela Brasil no Nordeste.

junho 10, 2009 at 10:04 pm Deixe um comentário

 

imagem arquivo blog arteação

 

 

divulgação

 

Estão abertas até o dia 24 de Junho, na Casa da Ribeira, as inscrições para as Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil que têm como objetivo oferecer ferramentas de criação e expressão através do audiovisual às comunidades. 

 

 

divulgação

 

A iniciativa da Buriti Filmes de realizar esta oficina em Natal marca a primeira ação no Nordeste. Desde 2007 o projeto circula cidades do Sul e Sudeste e na sua 20ª edição chega a Natal.

As Oficinas gratuitas permitem que os alunos tenham uma introdução às áreas técnicas da produção de vídeo, travem contato com profissionais de cinema e que, depois, desenvolvam três curtas-metragens com equipamentos profissionais oferecidos pelo projeto. As aulas em Natal acontecerão na Casa da Ribeira entre os dias 01 e 09 de Julho no período das 14h às 22h. 

Cada Oficina conta com uma palestra de um profissional do audiovisual (diretor, ator, roteirista…) de renome, que conversa com os alunos sobre o universo cinematográfico e comenta os vídeos produzidos por eles durante as oficinas. 

Após a conclusão do projeto, os curtas realizados pelos alunos são exibidos e a comunidade local é convidada para a pré-estréia; esse é o momento em que os certificados de participação na Oficina são entregues. Em Natal a exibição acontecerá no dia 10 de Julho no Cinemark.
 

Método de Ensino 

Em sala de aula e fora dela, uma só regra: experimentação. A proposta é que a compreensão da linguagem cinematográfica se dê a partir de uma vivência, prática e empírica, costurada pela compreensão crítica. Na Oficina, o audiovisual é uma ferramenta – um meio – e nunca um fim. A produção de um curta-metragem serve de pretexto para estimular atitudes empreendedoras, curiosas e científicas perante o mundo.  

Os alunos são estimulados a desenvolver projetos pessoais, descobrir e utilizar recursos e equipamentos públicos e, especialmente, multiplicar os conhecimentos aprendidos, transmitindo-os adiante.  

O formato da Oficina privilegia a atuação pedagógica de jovens monitores e educadores aprendizes (ex-alunos de projetos análogos, ainda em processo de formação) – sob orientação de uma equipe de profissionais experientes na área de educação audiovisual. As atividades em campo são conduzidas, pelos educadores, possibilitando que os mesmos ensinem e compartilhem continuamente seus processos de aprendizagem com os alunos. 

 

 divulgação
 
 

 

Realizadores 

 

Buriti Filmes é a produtora dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, responsáveis pelo filme Bicho de Sete Cabeças (2001) e o recente Chega de Saudade.

Além da produção de longas e curtas metragens, a Buriti Filmes é a idealizadora e realizadora do Cine Tela Brasil (que teve origem no projeto Cine Mambembe) e das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil. Veja site: http://www.telabr.com.br/

Além da Casa da Ribeira as inscrições estão sendo feitas em outras ONGs parceiras, atenção:

 

 

divulgação

 

Inscrições

 

Casa da Ribeira

Rua Frei Miguelinho, 52 Bairro Ribeiro / Tel: 84 3211.7710 

 

Sons da Vila –

 

Rua da Campina, 26 Vila da Ponta Negra / Tel: 84 3641.3792

 

Canto Jovem –

 

Av. Deodoro, 362 Petrópolis / Tel: 84 3201.0772

 

Resposta

R. Miosótis, 331 Mirassol / Tel: 84 3201.9436

 

Conexão Felipe Camarão

Rua Motoró, 507 sala 507 / Tel: 84 3201.1145 

 

 

Seleção:

 

Apenas 20 pessoas serão selecionadas. Os critérios de seleção são exclusivos da equipe da Buriti Filmes, não cabendo recurso às suas decisões.

 

Material: Os alunos receberão uma ajuda de custo simbólica, para gastos de transporte, além de material de apoio, lanche e janta. 

 

Obs: As incrições também estão acontecendo pelo site; http://www.telabr.com.br/

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Reflexão sobre escolhas e a convivência marcaram o Diálogo em Cena do Itinerário Formativo 1 O Blog Arteação indica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


TOP BLOGS 2010 VOTE NO BLOG ARTEAÇÃO

TOP 2

Twitter Casa da Ribeira

NOSSA REDE

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

PROJETO ARTEAÇÃO

O projeto ArteAção e um projeto em conjunto do Instituto Ayrton Senna, Casa da Ribeira, COSERN e fundos de Cultura com parceria com as escolas Atheneu e Ulisses de Góis. O projeto elabora com seus alunos oficinas de Interpretação, Cenografia/Figurino, Iluminação e integrando os jovens.

PARCEIROS DO PROJETO – INSTITUTO AYRTON SENNA

Em 1º de maio de 1994 o Brasil perdeu um grande brasileiro e a Fórmula 1 um dos maiores pilotos de todos os tempos. Meses depois do acidente em Ímola, a família de Ayrton Senna iniciou as primeiras providências legais para a criação do Instituto Ayrton Senna. Essa iniciativa veio ao encontro de um sonho do piloto: inconformado com a realidade do país, Ayrton já havia manifestado o desejo de realizar alguma ação concreta para ajudar crianças e jovens - principais vítimas da sociedade desigual - a desenvolverem-se integralmente. Organização não-governamental sem fins lucrativos, o Instituto Ayrton Senna, presidido por Viviane Senna, foi fundado em novembro de 1994. Desde então, sua meta principal tem sido trabalhar para criar oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens brasileiros, em cooperação com empresas, governos, prefeituras, escolas, universidade e ONGs. FONTE: INSTITUTO AYRTON SENNA

PARCEIROS DO PROJETO – COSERN

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN - tem como objetivo projetar, construir e explorar sistema de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como serviços correlatos. A Empresa vem alcançando níveis de eficiência que a situam como uma das melhores distribuidoras do País, sendo responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 100% do território do Estado do Rio Grande do Norte - 167 municípios - atendendo a mais de 800.000 clientes. FONTE:COSERN

A CASA DA RIBEIRA

Testemunha de muitos fatos, o casarão de número 52 da Rua Frei Miguelinho nasceu como uma modesta hospedaria em 1911. Os moradores mais antigos da Ribeira contam que, no primeiro andar, marinheiros, vendedores e boêmios dormiam após fecharem bares pela rua Chile e travessas. Tempos depois, o casarão foi transformado em oficina de navios, sendo posteriormente, por muito tempo, a Padaria Palmeiras, uma das principais panificadoras dos bairros da Ribeira e das Rocas. O prédio também foi uma das primeiras sedes do Armazém Pará, loja especializada no comércio de materiais de construção, tendo sido fechado e desocupado em 1988, quando permaneceu “esquecido” até ser descoberto pelos jovens do Grupo de Teatro Clowns de Shakespere, em 1997. O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare na época sonhava com um lugar onde pudesse montar e apresentar seus espetáculos e tinha ainda o sonho de oferecer aos artistas e ao público potiguar um espaço para temporadas e festivais. Uma Casa, no sentido mais acolhedor da palavra, que tivesse qualidade técnica acima das já encontradas em Natal. Ao encontrar o prédio que, há 10 anos fechado encontrava-se praticamente em ruínas, o sonho do grupo virou um projeto. Com o patrocínio da iniciativa privada, a partir das leis federal e estadual de incentivo à cultura, o grupo começou a desenhar a idéia da Casa da Ribeira, projetada pelo arquiteto Haroldo Maranhão, de maneira a preservar o valor histórico e ao mesmo tempo revelar a intervenção moderna. FONTE: CASA DA RIBEIRA

Prêmio

Prêmio Top Blogs – TOP 100 E TOP 3

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 2 outros seguidores

FALE CONOSCO

blogarteacao@gmail.com,* 2009/ 2010 ArteAção todos os direitos reservados Free Page Rank Tool

%d blogueiros gostam disto: