Casa da Ribeira no I Seminário BNB de Política Cultural

abril 16, 2009 at 8:27 pm Deixe um comentário

Imagem divulgação

       A Casa da Ribeira educação & cultura é a convidada para o Seminário que nesta edição tem o tema “Desafios para a Democracia Cultural”.

 

Divulgação

 

Por redação blog arteação

        Entre os dias 14 e 16 de abril, aconteceu o primeiro Seminário BNB de Política Cultural no Centro Cultural do Banco do Nordeste em Fortaleza. Entre os convidados a Coordenadora Executiva do Programa Mais Cultura do MINC , Silvana Meireles, O diretor do SESC São Paulo, Danilo Miranda, o assessor especial da presidência da FUNARTE, Xico Chaves, o Antropólogo e professor Dr. da PUC-MG, José Márcio Barros, e o diretor da Casa da Ribeira, Gustavo Wanderley.

Excelente oportunidade de reflexão esse Seminário BNB de Política Cultural, num momento de profundas reestruturações no cenário mundial e de um terreno fértil para as mudanças nas leis culturais e da formulação do Sistema Nacional de Cultura no Brasil, disse Gustavo Wanderley, diretor de planejamento e projetos da Casa da Ribeira.

A Casa da Ribeira participou do painel “O Centro Cultural como Espaço Democrático” trazendo para a reflexão dos públicos presentes, que lotavam o auditório do CCBNB em Fortaleza- CE, a função de uma ONG dedicada à criar oportunidades educativas através das artes e culturas.

Tentamos fazer refletir o lugar de um Centro Cultural como promotor do desenvolvimento humano. Falei sobre a estruturação de programas em educação pela arte que promovam a valorização de liberdades. Abordei a questão das artes sem a função instrumental de sanar a violência,tirar “menino da rua” ou de gerar emprego e renda, mas com a potência de realizar esforços para a valorização do simbólico e a expansão da liberdade individual, comentou, Gustavo Wanderley.

Uma publicação será elaborada -um livro da coleção Textos Nômades do Centro Cultural BNB- para registro das falas dos convidados.

O Seminário está inserido na programação comemorativa dos 10 anos do Centro Cultural Banco do Nordeste e tem como objetivo discutir a política cultural na contemporaneidade em suas mais diversas expressões a partir de amplas perspectivas analíticas. Nesta primeira edição do evento, o tema específico é aprofundar a discussão em torno do exercício da democracia cultural. Os assuntos serão apresentados e discutidos por professores, pesquisadores e gestores culturais convidados.

 Divulgação

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Projeto Arteação iniciou divulgação nas escolas Gincana de seleção movimenta escolas parceiras do projeto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


TOP BLOGS 2010 VOTE NO BLOG ARTEAÇÃO

TOP 2

Twitter Casa da Ribeira

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

NOSSA REDE

abril 2009
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

PROJETO ARTEAÇÃO

O projeto ArteAção e um projeto em conjunto do Instituto Ayrton Senna, Casa da Ribeira, COSERN e fundos de Cultura com parceria com as escolas Atheneu e Ulisses de Góis. O projeto elabora com seus alunos oficinas de Interpretação, Cenografia/Figurino, Iluminação e integrando os jovens.

PARCEIROS DO PROJETO – INSTITUTO AYRTON SENNA

Em 1º de maio de 1994 o Brasil perdeu um grande brasileiro e a Fórmula 1 um dos maiores pilotos de todos os tempos. Meses depois do acidente em Ímola, a família de Ayrton Senna iniciou as primeiras providências legais para a criação do Instituto Ayrton Senna. Essa iniciativa veio ao encontro de um sonho do piloto: inconformado com a realidade do país, Ayrton já havia manifestado o desejo de realizar alguma ação concreta para ajudar crianças e jovens - principais vítimas da sociedade desigual - a desenvolverem-se integralmente. Organização não-governamental sem fins lucrativos, o Instituto Ayrton Senna, presidido por Viviane Senna, foi fundado em novembro de 1994. Desde então, sua meta principal tem sido trabalhar para criar oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens brasileiros, em cooperação com empresas, governos, prefeituras, escolas, universidade e ONGs. FONTE: INSTITUTO AYRTON SENNA

PARCEIROS DO PROJETO – COSERN

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN - tem como objetivo projetar, construir e explorar sistema de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como serviços correlatos. A Empresa vem alcançando níveis de eficiência que a situam como uma das melhores distribuidoras do País, sendo responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 100% do território do Estado do Rio Grande do Norte - 167 municípios - atendendo a mais de 800.000 clientes. FONTE:COSERN

A CASA DA RIBEIRA

Testemunha de muitos fatos, o casarão de número 52 da Rua Frei Miguelinho nasceu como uma modesta hospedaria em 1911. Os moradores mais antigos da Ribeira contam que, no primeiro andar, marinheiros, vendedores e boêmios dormiam após fecharem bares pela rua Chile e travessas. Tempos depois, o casarão foi transformado em oficina de navios, sendo posteriormente, por muito tempo, a Padaria Palmeiras, uma das principais panificadoras dos bairros da Ribeira e das Rocas. O prédio também foi uma das primeiras sedes do Armazém Pará, loja especializada no comércio de materiais de construção, tendo sido fechado e desocupado em 1988, quando permaneceu “esquecido” até ser descoberto pelos jovens do Grupo de Teatro Clowns de Shakespere, em 1997. O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare na época sonhava com um lugar onde pudesse montar e apresentar seus espetáculos e tinha ainda o sonho de oferecer aos artistas e ao público potiguar um espaço para temporadas e festivais. Uma Casa, no sentido mais acolhedor da palavra, que tivesse qualidade técnica acima das já encontradas em Natal. Ao encontrar o prédio que, há 10 anos fechado encontrava-se praticamente em ruínas, o sonho do grupo virou um projeto. Com o patrocínio da iniciativa privada, a partir das leis federal e estadual de incentivo à cultura, o grupo começou a desenhar a idéia da Casa da Ribeira, projetada pelo arquiteto Haroldo Maranhão, de maneira a preservar o valor histórico e ao mesmo tempo revelar a intervenção moderna. FONTE: CASA DA RIBEIRA

Prêmio

Prêmio Top Blogs – TOP 100 E TOP 3

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 2 outros seguidores

FALE CONOSCO

blogarteacao@gmail.com,* 2009/ 2010 ArteAção todos os direitos reservados Free Page Rank Tool

%d blogueiros gostam disto: