Avaliação do Aprofundamento Artístico IF – 2

março 16, 2009 at 10:39 pm Deixe um comentário

  Em dois dias de discussão, os educandos do itinerário formativo 2 puderam refletir e por em pratica sugestões e criticas sobre o momento que o grupo passou.  

 

Imagem arquivo blog arteação

imagem arquivo blog arteação

Por redação blog arteação

 

          Avaliar, este foi o motivo do primeiro aprofundamento artístico do itinerário formativo 2; com todos os educandos presentes na escola Atheneu. O grupo pode falar de suas experiências e anseios durante o período do aprofundamento e avaliar também os aspectos (Material, Humano e Artístico). Foram dois dias de muita avaliação e os educandos relataram os pontos que gostaram na ultima apresentação e os problemas encontrados, já falando em problemas, o grupo em suas colocações sempre discutia o conviver em grupo e  as dificuldades encontradas.  Juliana, educanda do núcleo de cenografia e figurino, falou sobre o desafio, de ter quer conviver em grupo e o valor que isto tem repercutido hoje em sua vida e diz que isso foi a metodologia do projeto que faz o educando aprender a conviver com as diferenças.

          Outra questão muito debatida, foi o ser ou não ser do projeto, seguindo do ponto que os alunos do projeto tem mais prioridades nas escolas do que um aluno comum. A discussão foi formada, uns defenderam que o projeto abre sim portas nas escolas mas sim pela credibilidade conquistada. A educadora Paula Vanina ainda lançou uma questão: “Será que abre mesmo mais portas ser do projeto?”  

           A discussão foi muito produtiva, pois várias opiniões sobre os aspectos materiais, Humano e Artístico  surgiram. Os educandos relataram a questão dos materiais que são disponíveis e a união do grupo junto das dificuldades e a possibilidade de entenderem seus amigos de núcleos diferentes; a desumanidade veio à tona por vários motivos, como a falta de respeito com amigos de grupo e o fato de esconder algo do seu colega; partindo para o artístico eles ressaltaram as relações do público com a peça, que foi de consenso de todos levarem a peça para várias cidades do estado, sem falar de uma nova produção que vem por ai.

Fechando a avaliação, os arte educadores Doc Câmara e Daniel Rocha avaliarão todo o aprofundamento dos educandos que expuseram sentimentos e criticas ocultas que existiam, assim cada vez mais o projeto busca a transparência em suas discussões.

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PROJETO ARTEAÇÃO

O projeto ArteAção e um projeto em conjunto do Instituto Ayrton Senna, Casa da Ribeira, COSERN e fundos de Cultura com parceria com as escolas Atheneu e Ulisses de Góis. O projeto elabora com seus alunos oficinas de Interpretação, Cenografia/Figurino, Iluminação e integrando os jovens.

PARCEIROS DO PROJETO – INSTITUTO AYRTON SENNA

Em 1º de maio de 1994 o Brasil perdeu um grande brasileiro e a Fórmula 1 um dos maiores pilotos de todos os tempos. Meses depois do acidente em Ímola, a família de Ayrton Senna iniciou as primeiras providências legais para a criação do Instituto Ayrton Senna. Essa iniciativa veio ao encontro de um sonho do piloto: inconformado com a realidade do país, Ayrton já havia manifestado o desejo de realizar alguma ação concreta para ajudar crianças e jovens - principais vítimas da sociedade desigual - a desenvolverem-se integralmente. Organização não-governamental sem fins lucrativos, o Instituto Ayrton Senna, presidido por Viviane Senna, foi fundado em novembro de 1994. Desde então, sua meta principal tem sido trabalhar para criar oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens brasileiros, em cooperação com empresas, governos, prefeituras, escolas, universidade e ONGs. FONTE: INSTITUTO AYRTON SENNA

PARCEIROS DO PROJETO – COSERN

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN - tem como objetivo projetar, construir e explorar sistema de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como serviços correlatos. A Empresa vem alcançando níveis de eficiência que a situam como uma das melhores distribuidoras do País, sendo responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 100% do território do Estado do Rio Grande do Norte - 167 municípios - atendendo a mais de 800.000 clientes. FONTE:COSERN

A CASA DA RIBEIRA

Testemunha de muitos fatos, o casarão de número 52 da Rua Frei Miguelinho nasceu como uma modesta hospedaria em 1911. Os moradores mais antigos da Ribeira contam que, no primeiro andar, marinheiros, vendedores e boêmios dormiam após fecharem bares pela rua Chile e travessas. Tempos depois, o casarão foi transformado em oficina de navios, sendo posteriormente, por muito tempo, a Padaria Palmeiras, uma das principais panificadoras dos bairros da Ribeira e das Rocas. O prédio também foi uma das primeiras sedes do Armazém Pará, loja especializada no comércio de materiais de construção, tendo sido fechado e desocupado em 1988, quando permaneceu “esquecido” até ser descoberto pelos jovens do Grupo de Teatro Clowns de Shakespere, em 1997. O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare na época sonhava com um lugar onde pudesse montar e apresentar seus espetáculos e tinha ainda o sonho de oferecer aos artistas e ao público potiguar um espaço para temporadas e festivais. Uma Casa, no sentido mais acolhedor da palavra, que tivesse qualidade técnica acima das já encontradas em Natal. Ao encontrar o prédio que, há 10 anos fechado encontrava-se praticamente em ruínas, o sonho do grupo virou um projeto. Com o patrocínio da iniciativa privada, a partir das leis federal e estadual de incentivo à cultura, o grupo começou a desenhar a idéia da Casa da Ribeira, projetada pelo arquiteto Haroldo Maranhão, de maneira a preservar o valor histórico e ao mesmo tempo revelar a intervenção moderna. FONTE: CASA DA RIBEIRA

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